Metrô e outras dicas para se locomover em New York

Antes da minha viagem, nas pesquisas que fiz em outros blogs de viajantes, li algumas pessoas dizendo que acharam o metrô de New York complicado. Só posso dizer que a minha experiência foi muito boa e achei bem tranquilo. Basta saber algumas coisitas.

Aliás, quero aproveitar o espaço para deixar a minha singela homenagem ao metrô dessa cidade incrível. Amei muitoooo! Que praticidade e rapidez. Enfim, nada a reclamar… só que algumas estações são bem sujinhas e algumas bem antigas que parecem de filme de terror, mas tirando isso, só elogios!

Eu andei MUITO de metrô, tinha dia que andava umas 7 vezes. Comprei o MetroCard de 7 dias, acabou que recarreguei 2x já que fiquei na cidade durante 12 dias. Compensou muito! A passagem unitária custa US$2,75 e para uso livre durante 7 dias o valor era de US$32,OO. Então, amigo, compre o seu MetroCard e seja feliz! Tem plano para uso durante 30 dias também.

Você pode comprar e recarregar o MetroCard nas máquinas de autoatendimento que ficam disponíveis ao lado da bilheteria de cada estação. As máquinas aceitam o pagamento em dinheiro (tem um limite para troco, eu ACHO que é de 9 dólares) e cartões de crédito e débito. Você também pode comprar na bilheteria com o atendente, mas o pagamento é apenas em dinheiro.

Baixe esse pdf com um mapa do metrô: Subway Diagram.

Para se dar bem no metrô, você precisa entender alguns pontos:

Primeiro que se você quer ir para região norte da ilha, deve procurar o sentido Uptown ou o bairro Bronx. Para o sentido sul da ilha procure por Downtown ou Brooklyn. Em algumas localidades o sentido sul pode ser no sentido do Queens, que fica a sudeste de Manhattan.

Pronto, com isso você já sabe o sentido que precisa ir. Se você está na W 47th St e precisa ir na W 72th St, já sabe que precisa pegar a linha do metrô no sentido Uptown ou Bronx . Em algumas estações, as entradas e catracas dos sentidos são separadas, fique atento! Se na entrada da estação ou catraca, tiver apenas o nome da estação na placa, isso significa que o acesso para os dois sentidos é único. Então, basta olhar as placas no interior das estações para poder chegar no metrô com o sentido correto.

Ao chegar no local indicado do metrô, preste atenção ao lado que fica a linha que precisa pegar. Às vezes, nesse mesmo local, passam várias linhas. Sempre tem a informação na placa e, quando o metrô chegar, sempre dê uma conferida do lado externo também. As informações do funcionamento das linhas nos finais de semana (Weekends) e na madrugada (Late nights) também constam nessa mesma placa.

Para se locomover bem em Nova Iorque, você precisa entender o sistema da numeração e nomes das ruas e avenidas. Grave isso até mesmo para andar a pé pela cidade: todas as ruas de Manhattan correm do leste ao oeste, todas as avenidas do norte ao sul. Manhattan é dividida em: Uptown (parte norte da ilha, após o Central Park), Midtown (parte norte da Union Square até a 59th St) e Downtown (parte sul após a Union Square).

A numeração das avenidas começa do leste da ilha. Então, começando pelo Rio East (que fica entre Manhattan e o Queens), temos: Primeira Avenida (1st Avenue), Segunda Avenida (2nd Avenue), Terceira Avenida (3rd Avenue). Atenção, da Terceira Avenida até a Quinta Avenida, temos algumas avenidas que não recebem a numeração como nome. Após a 3rd Avenue temos a Lexington Avenue, Park Avenue e Madison Avenue. Aí então continuamos com a numeração. Temos a Quinta Avenida (5th Avenue) até chegar na Décima Segunda Avenida (12th Avenue). Pronto, chegamos no Rio Hudson (oeste da ilha).

Já as ruas de Manhattan crescem do sul para o norte: 1st Street, 2nd Street e por aí vai. Porém, bem ao sul da ilha, as ruas levam outros nomes, mas não detalharei este ponto. Estou apenas falando o mais importante para que você entenda sobre o sistema da cidade para facilitar o deslocamento.

É importante saber que as ruas também são divididas em Leste (East) e Oeste (West), por isso antes da rua tem sempre a letra correspondente: E 43 St é bem diferente de W 43 St. Essa referência é relativa a posição à 5th Avenue, que divide a ilha em leste e oeste.

Nas saídas do metrô também tem placas indicando as esquinas: Noroeste (NW), nordeste(NE), sudeste(SE) e sudoeste(SW). Desta forma, quando sair do metrô você já sabe o sentido que deve seguir.

Por exemplo, se a saída do metrô é na esquina NE do cruzamento da 3th Ave com E 53rd St e você pretende ir para rua E 54rd St, basta seguir na mesma calçada da 3th Ave que você estará indo no sentido Uptown. Se for para ir para o cruzamento da 2th Ave com a E 53rd St, deverá seguir a calçada da 53rd St que você estará indo no sentido leste da ilha e, consequentemente, em direção a 2th Ave. Já se for para rua E 52rd St terá que atravessar a rua E 53rd St e seguir na calçada da 3th Ave. E assim por diante, sempre se baseando nessa regra você não ficará perdido ao sair do metrô e ter que saber qual direção seguir.

Algumas pessoas podem até achar complicado usar o metrô, mas sabendo essas coisinhas, que no primeiro dia você já vai começar a entender tudo, fica bem prático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s